Pular para o conteúdo principal

A suspensão das aulas presenciais em todo o país é uma exigência do MEC e uma medida sanitária...

Conselho Nacional de Educação divulga nota de esclarecimento considerando as implicações da pandemia do Coronavírus

Conselho Nacional de Educação que tem atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, divulgou nota de esclarecimento, na última quarta-feira (18), considerando as implicações da pandemia da Covid-19 (Coronavírus), no fluxo do calendário escolar, tanto na educação básica quanto no ensino superior.
O objetivo do documento é elucidar aos sistemas e às redes de ensino, de todos os níveis, etapas e modalidades, que porventura tenham necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas ou de aprendizagem em face da suspensão das atividades escolares por conta de ações preventivas à propagação da Covid-19.
O texto, elencado em seis itens, trata da gestão do calendário e a forma de organização, realização ou reposição de atividades acadêmicas e escolares; formas de realização e reposição de dias e horas de efetivo trabalho escolar, em articulação com as normas e a legislação produzidas; e afirma que as instituições de ensino superior podem considerar a utilização da modalidade EaD como alternativa à organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, respeitando os parâmetros e normas legais estabelecidas.
A nota esclarece, ainda, que no exercício da autonomia e responsabilidade na condução dos respectivos projetos pedagógicos e dos sistemas de ensino, compete às autoridades dos sistemas de ensino federal, estaduais, municipais e distrital, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, autorizar a realização de atividades a distância nos seguintes níveis e modalidades: ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio, educação de jovens e adultos; e educação especial.
Clique aqui para ler a Nota de Esclarecimento do CNE.
Fonte: Undime Foto: Reprodução TV Escola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registrando.... O mês de março em nossa Secretaria de Educação foi movimentadíssimo! A Escola em Movimento é a essência da natureza desta instituição! Com uma fasta programação no dia 03 de março, a Escola Abel Alberto da Fonseca completou 55 anos de muito ensino-aprendizagem. A escola teve uma vasta programação para comemorar os 55 anos de sua história. começando as mesmas no turno matutino e se entendendo aos demais turnos. várias apresentações dos alunos homenageando a instituição, Contação de história, celebração, entre outras. Parabéns escola Abel! Que essa instituição continue sendo um marco na nossa história.
Iniciando nosso bate papo! O canal de comunicação hora lançado, "educação em movimento", tem como objetivo central a disseminação de notícias no âmbito da educação local do nosso município Carnaubais. Desejamos também compartilhar experiências, enaltecer ideias maduras que possam contribuir com nosso cotidiano educacional rumo a aprendizagem dos nossos alunos. Como professor da rede municipal há mais de 20 anos, e hoje ocupando a pasta da Secretaria Municipal de Educação, levaremos propostas também de debates e discussões educacionais que elevem nosso fazer pedagógico. 

A atual tendência que envolve a educação: Tecnologia da informação em salas de aulas

Dica de leitura para hoje! O uso das TIC - Tecnologia da informação e comunicação na educação A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de atuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. As TIC têm um papel profundo na educação. Elas proporcionam: Novos objetivos para a educação que emergem uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, critica e interveniente; Novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo; Novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, entre outros; Novas investigações cientificas em desenvolvimento no ensino superior, entre outros. É indispensável ter presente a uti...