Pular para o conteúdo principal

A suspensão das aulas presenciais em todo o país é uma exigência do MEC e uma medida sanitária...

Conselho Nacional de Educação divulga nota de esclarecimento considerando as implicações da pandemia do Coronavírus

Conselho Nacional de Educação que tem atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, divulgou nota de esclarecimento, na última quarta-feira (18), considerando as implicações da pandemia da Covid-19 (Coronavírus), no fluxo do calendário escolar, tanto na educação básica quanto no ensino superior.
O objetivo do documento é elucidar aos sistemas e às redes de ensino, de todos os níveis, etapas e modalidades, que porventura tenham necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas ou de aprendizagem em face da suspensão das atividades escolares por conta de ações preventivas à propagação da Covid-19.
O texto, elencado em seis itens, trata da gestão do calendário e a forma de organização, realização ou reposição de atividades acadêmicas e escolares; formas de realização e reposição de dias e horas de efetivo trabalho escolar, em articulação com as normas e a legislação produzidas; e afirma que as instituições de ensino superior podem considerar a utilização da modalidade EaD como alternativa à organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, respeitando os parâmetros e normas legais estabelecidas.
A nota esclarece, ainda, que no exercício da autonomia e responsabilidade na condução dos respectivos projetos pedagógicos e dos sistemas de ensino, compete às autoridades dos sistemas de ensino federal, estaduais, municipais e distrital, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, autorizar a realização de atividades a distância nos seguintes níveis e modalidades: ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio, educação de jovens e adultos; e educação especial.
Clique aqui para ler a Nota de Esclarecimento do CNE.
Fonte: Undime Foto: Reprodução TV Escola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEMEC/CARNAUBAIS-RN – 2017 AGENDA DA EDUCAÇÃO – QUADRIÊNIO 2017-2020 10 de fevereiro de 2017 A equipe técnica e pedagógica da SEMEC sob a direção do professor Antonio Damasceno Neto, e do então coordenador pedagógico, Erinaldo Cabral, reuniram-se nesta data para o planejamento estratégico da semana pedagógica do município, abrindo oficialmente a primeira agenda da pasta. Metas como tema a ser abordado e outras logísticas foram pauta da referida reunião. SEMEC – JORNADA PEDAGÓGICA DEBATERÁ O TEMA: “EDUCAÇÃO: UM DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL” – 20 A 24 DE FEVEREIRO  Nossa primeira semana pedagógica à frente da SEMEC, iniciou-se com a jornada pedagógica, cujo tema “Educação: um desafio entre o ideal e o real”, espaço de debate no intuito de implantarmos uma educação que partisse do chão da nossa realidade de ensino, em busca do que considerávamos ideal como meta de construção institucional. Registros....
Registrando.... O mês de março em nossa Secretaria de Educação foi movimentadíssimo! A Escola em Movimento é a essência da natureza desta instituição! Com uma fasta programação no dia 03 de março, a Escola Abel Alberto da Fonseca completou 55 anos de muito ensino-aprendizagem. A escola teve uma vasta programação para comemorar os 55 anos de sua história. começando as mesmas no turno matutino e se entendendo aos demais turnos. várias apresentações dos alunos homenageando a instituição, Contação de história, celebração, entre outras. Parabéns escola Abel! Que essa instituição continue sendo um marco na nossa história.
Iniciando nosso bate papo! O canal de comunicação hora lançado, "educação em movimento", tem como objetivo central a disseminação de notícias no âmbito da educação local do nosso município Carnaubais. Desejamos também compartilhar experiências, enaltecer ideias maduras que possam contribuir com nosso cotidiano educacional rumo a aprendizagem dos nossos alunos. Como professor da rede municipal há mais de 20 anos, e hoje ocupando a pasta da Secretaria Municipal de Educação, levaremos propostas também de debates e discussões educacionais que elevem nosso fazer pedagógico.